O Blog eSecretary é uma fonte de informação sobre otimização de tempo, lucratividade através da organização dos seus horários e o aplicativo eSecretary, que chegou para revolucionar seus agendamentos com clientes! A seguir, vamos falar um pouco sobre esse assunto que está super em alta: a Internet das coisas na saúde.

Mas afinal, o que é a Internet das coisas na saúde?

Conectar objetos. Este é o significado da revolução tecnológica chamada IoT – do inglês, Internet of Things ou Internet das Coisas. Esse é um tema obrigatório quando se fala sobre os avanços e as tendências tecnológicas, principalmente na área da Saúde.

A internet das coisas na saúde é apontada por vários especialistas de TI como uma das áreas que poderá ter mais benefício.

Essas tecnologias permitem todo tipo de conectividade. Já são cada vez mais comuns no nosso cotidiano, transformando vidas para melhor.

A tendência é que a presença de produtos conectados à internet seja cada vez maior. Isso já está transformando totalmente a forma como interagimos com o mundo à nossa volta.

Segundo a Grand View Research, o mercado global de saúde investiu, em 2014, US$ 58,9 bilhões em dispositivos, software e serviços de IoT.

Dados do BTC – Boston Technology Corporation também apontam essa tendência: as aplicações da IoT no setor devem, até 2020, crescer $ 117 bilhões.

Esses avanços todos tendem a provocar um impacto significativo na saúde e bem-estar dos pacientes e colaboradores, claro.

Aqui no Brasil ainda temos alguns desafios pela frente. A Infraestrutura é uma delas. É fundamental termos uma infraestrutura básica de rede de comunicação – Internet. A IoT depende disso no processamento imediato da informação gerada e funcionamento das tecnologias escolhidas.

Outro desafio é que existe uma barreira cultural que precisa ser vencida. Ao estabelecer um fluxo de trabalho adequado para que haja um processo de automação através do uso de soluções de IoT, será preciso “convencer” o paciente em relação aos benefícios que essa tecnologia trará para ele, e assim, aceitem utilizá-la.

Gostou de conhecer todas essas informações sobre a Internet das coisas na Saúde? Então continue acompanhando as nossas postagens: basta nos seguir no Facebook e Instagram!